jump to navigation

Faz barulho ?! agosto 25, 2006

Posted by igmaiki in Filosofia.
trackback

Percebe-se que praticamente tudo que não está completo faz barulho. Uma cabaça cheia até a boca não faz barulho quando sacudida, mas se houver um pouco de líquido no fundo, fará barulho.

Pois bem, os seres humanos são como as cabaças: a pessoa sábia é tranqüila em qualquer circunstância, como se nada a perturbasse. Exaltar-se, justificar-se e se lamentar são provas de falta de conteúdo. Não fazer barulho em um mundo tão barulhento, às vezes, torna-se extremamente difícil.

Podemos notar isso nos riachos: na nascente, onde a água é rasa a superfície é agitada e barulhenta. Perto da foz, onde o riacho se torna profundo, a superfície é calma e tranqüila, fluindo silenciosamente. A mesma coisa acontece com os oceanos: na praia, onde as profundezas ficam rasas por causa da areia e seu conteúdo vai de encontro, ouvimos aquele barulho e a agitação das águas… À medida que vamos entrando no mesmo, o barulho vai sumindo e tudo fica sereno e silencioso.

Se esvaziarmos todo nosso conteúdo, ou seja, estivermos completamente vazios, não faremos barulho: seremos tranqüilos e silenciosos, e tudo correrá suavemente como nas profundezas dos oceanos! Não obstante, se nos enchermos até o topo, seremos igualmente completos e não faremos nenhum barulho.

Da Sabedoria chinesa: princípios norteadores do pensamento chinês.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: